Blog Ibramed

Modellata, a terapia vibro-oscilatória

Nesta matéria, vamos sanar as perguntas mais frequentes sobre o Modellata, nosso equipamento que produz terapia por vibro-oscilação e é destinado às áreas de reabilitação física e de estética. O equipamento Primordialmente, o Modellata é um equipamento eletromédico que promove a terapia vibro-oscilatória e combina forças verticais e paralelas, com a finalidade de promover uma… Continuar lendo Modellata, a terapia vibro-oscilatória

Nesta matéria, vamos sanar as perguntas mais frequentes sobre o Modellata, nosso equipamento que produz terapia por vibro-oscilação e é destinado às áreas de reabilitação física e de estética.

O equipamento

Primordialmente, o Modellata é um equipamento eletromédico que promove a terapia vibro-oscilatória e combina forças verticais e paralelas, com a finalidade de promover uma profunda mobilização nos tecidos (pele, tela subcutânea e músculos), que permitem tratamentos na área médica, reabilitação física e estética.

Bem como o efeito terapêutico por vibração oscilatória e do impacto tecidual, o equipamento possui, integradas às ponteiras, imãs estáticas que complementam a terapia Modellata.

 

Veja o vídeo abaixo:

Qual a tecnologia?

Antes de mais nada, o Modellata é um equipamento que produz terapia vibro-oscilatória. Em resumo, trata-se de uma técnica não invasiva, segura e eficiente, que atua proporcionando uma mobilização tecidual multidirecional, combinando forças verticais e paralelas e promovendo profunda mobilização nos tecidos.

Em segundo lugar, o equipamento possui um aplicador que permite o intercâmbio entre 4 ponteiras: “Multipontas”, “Côncava para drenagem”, “Quatro pontos” e “Ponto central”, as quais possibilitam um leque de diversas técnicas. Além disso, ele permite o ajuste do modo contínuo e do modo Sweep (ajuste de frequências altas e baixas) e uma frequência máxima de 60cps.

Quais ponteiras?

De conformidade com o objetivo terapêutico, o equipamento conta com quatro ponteiras.

São elas:

aplicacao_ponta-concava
Aplicação do equipamento Modellata com a ponteira “Côncava para drenagem”, para o tratamento de drenagem linfática no membro inferior.
  • Ponteira “Multipontas”: indicada para redução temporária da aparência da celulite, modelagem do contorno corporal, melhora temporária da circulação sanguínea local e alívio sintomático da dor muscular;
  • Ponteira “Côncava para drenagem”: indicada para o auxílio da drenagem linfática;
  • Ponteira “Quatro pontos”: utilizada com o intuito de promover alívio sintomático da dor muscular e melhora temporária da circulação sanguínea local;
  • Ponteira “Ponto central”: recomendada com a finalidade de gerar alívio sintomático da dor muscular e melhora temporária da circulação sanguínea local.

 

 

 

Técnicas de aplicação

aplicacao-modellata
Aplicação do equipamento Modellata com a ponteira “Multipontas”, para o tratamento de gordura localizada, promovendo a modelagem corporal.
  • Ponteira “Multipontas”: redução temporária da aparência da celulite, modelagem do contorno corporal, melhora temporária da circulação sanguínea local e alívio sintomático da dor muscular;
  • Ponteira “Côncava para drenagem”: auxílio na drenagem linfática;
  • Ponteira “Quatro pontos”: alívio sintomático da dor muscular e melhora temporária da circulação sanguínea local;
  • Ponteira “Ponto central”: alívio sintomático da dor muscular e melhora temporária da circulação sanguínea local.

 

 

 

Protocolos pré-programados

Os protocolos pré-programados são: modelagem corporal, desobstrução ganglionar, drenagem linfática, aderência pós-lipoaspiração, lipodistrofia ginoide (celulite grau 1 e 2), lipodistrofia ginoide (celulite grau 3 e 4), dor miofascial, dor muscular pós-exercício físico e shiatsu adaptado.

 

aplicacao_ponto-central
Aplicação do equipamento Modellata com a ponteira “Ponto Central”, para o tratamento de shiatsu e relaxamento da musculatura.

Quais indicações?

O Modellata pode ser utilizado tanto em pequenas áreas, quanto em grandes áreas.

Ele é indicado ao tratamento de gordura localizada, celulite e fibroses, dores musculares e miosfasciais, manobras de relaxamento e reflexologia, além de estimulação para drenagem linfática.

 

 

Contraindicações

  • Sobre solução de continuidade;
  • Sobre lesões de pele, como dermatites e dermatoses;
  • Sobre o abdômen durante a gravidez;
  • Fragilidade capilar: presença de vasos sanguíneos denominados capilares que se rompem com facilidade, causando petéquias e equimoses na pele;
  • Sobre varizes calibrosas, pelo risco de deslocamento de trombos;
  • Pacientes com trombose venosa profunda aguda (TVP);
  • Sobre ou próximo a lesões cancerígenas;
  • Uso em pacientes portadores de marca-passo cardíaco de demanda ou outro dispositivo eletrônico implantado;
  • Uso em pacientes com suspeita de doenças infecciosas e/ou doenças em que se aconselha, para fins médicos, suprir calor ou febres.

Em quais estruturas a terapia atua?

Só para ilustrar, a terapia age diretamente sobre as estruturas da pele, tecido subcutâneo e muscular sem causar desconforto ou traumas.

Sob o mesmo ponto de vista, o recurso pode ser realizado em região cervical, torácica, lombar, abdominal, membros superiores e inferiores.

 

aplicacao_modellata_quatro-pontas
Aplicação do equipamento Modellata com a ponteira “Quatro Pontas“, para o tratamento de relaxamento da musculatura.

Quais são os efeitos fisiológicos deste recurso terapêutico?

Em suma, o equipamento Modellata promove o aumento da oxigenação cutânea, a melhora da nutrição celular, do tônus da pele, do fluxo sanguíneo e do fluxo linfático.

Ademais, ele ainda auxilia na eliminação de subprodutos do metabolismo, na redução do aspecto da celulite e na distribuição do tecido adiposo subcutâneo, bem como na redução de medidas e de circunferência.

Nesse sentido, o Modellata favorece o aumento da permeabilidade de ativos na pele, otimiza as trocas metabólicas, incita a hiperemia periférica e a hiperemia localizada. Por consequência, a oxigenação de nutrientes para os tecidos é acelerada.

Do mesmo modo, tratamentos com o Modellata produzem ação descongestionante e fibrinolítica e causam o alívio temporário da dor devido à estimulação dos mecanorreceptores da pele, com base no mecanismo de “Teoria de comportas da dor” e liberação de endorfinas.

Quantas sessões são indicadas?

Geralmente, de 6 a 10 sessões, dependendo do objetivo terapêutico.

Qual o intervalo entre elas?

Geralmente, este tratamento é realizado 2 a 3 vezes por semana. 

Qual o resultado e quando aparece?

Mesmo que a resposta aos tratamentos estéticos seja muito individual, desde a primeira sessão, é possível observar melhora da retenção de líquidos e, ao longo das sessões, outros resultados.

Acima de tudo, os resultados esperados são: melhora do contorno corporal e do aspecto da pele, redução da retenção de líquidos e da aparência da celulite, tonificação e alívio de dor, além da recuperação muscular pós-exercício físico.

Qual vantagem deste tratamento em relação aos outros existentes no mercado?

Em conclusão, a terapia vibro-oscilátoria oferece inúmeras vantagens no tratamento corporal, visto que ela trata diversas disfunções estéticas corporais simultaneamente.

Finalmente agora, o interessante do Modellata é que o profissional pode combinar dois objetivos terapêuticos em uma única sessão clínica, por exemplo: modelagem do contorno corporal, ao mesmo tempo que realiza uma drenagem linfática através de frequências diferentes pré-ajustadas, resultando em efeitos fisiológicos otimizados.

 

Para dúvidas técnicas, envie um e-mail para: duvidas@ibramed.com.br, ou entre em contato com a fisioterapeuta responsável pelo WhatsApp: (19) 9 9928-3409. Encontre aqui a revenda IBRAMED autorizada mais próxima de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.