Blog Ibramed

NÈARTEK – O primeiro em tecarterapia nacional e o mais completo em nível mundial

Terapias físicas baseadas em estimulação elétrica ou eletromagnética têm sido utilizadas para reabilitação física e em tratamentos estéticos. Conheça a tecarterapia Especificamente, a Terapia por Transferência de Energia Capacitiva e Resistiva de Alta Frequência, também conhecida como tecarterapia, é uma modalidade eletrotérmica não invasiva classificada como termoterapia profunda baseada na aplicação de uma corrente elétrica… Continuar lendo NÈARTEK – O primeiro em tecarterapia nacional e o mais completo em nível mundial

Terapias físicas baseadas em estimulação elétrica ou eletromagnética têm sido utilizadas para reabilitação física e em tratamentos estéticos.

Conheça a tecarterapia

Imagem apresentando a tecarterapia (equipamento Nèartek) no tratamento de lesão articular, com o aplicador resistivo.
Imagem apresentando a tecarterapia (equipamento Nèartek) no tratamento de lesão articular, com o aplicador resistivo.

Especificamente, a Terapia por Transferência de Energia Capacitiva e Resistiva de Alta Frequência, também conhecida como tecarterapia, é uma modalidade eletrotérmica não invasiva classificada como termoterapia profunda baseada na aplicação de uma corrente elétrica dentro da faixa de frequência, que compreende de 300kHz a 1.2MHz.

Quais os tratamentos que a tecarterapia possibilita?

Essa modalidade vem sendo utilizada para o tratamento de diversas condições inestéticas, além do uso na reabilitação física e na medicina do esporte para tratamento de lesões em diversas estruturas, como músculos, ossos, ligamentos e tendões. Uma nova proposta que se encontra em ascensão é o uso da tecarterapia para a estética íntima, com a possibilidade também de atuação na área de uroginecologia.

Como funciona essa modalidade terapêutica?

Imagem apresentando a tecarterapia no tratamento de redução de gordura localizada.
Imagem apresentando a tecarterapia no tratamento de redução de gordura localizada.

Enquanto o calor conduzido por termoterapia superficial não consegue atingir tecidos mais profundos, devido à resistividade elétrica da pele, a corrente elétrica da tecarterapia pode gerar o aquecimento dos tecidos mais profundos (diatermia), causando melhorias na saturação da hemoglobina e aumento da temperatura.

O sangue circulante dissipa o calor em direção a áreas adjacentes, mantendo a temperatura das estruturas tratadas dentro dos limites desejados. Esse processo evita a hipertermia indesejada em tecidos próximos, assim como o calor excessivo durante o tratamento, quando esse não é o objetivo.

Nos últimos anos, vários dispositivos de tecarterapia foram introduzidos para o tratamento de distúrbios osteo-mio-articulares na reabilitação física, bem como o tratamento de várias condições inestéticas, especialmente rugas, flacidez de pele, celulite e gordura localizada.

Benefícios do tratamento com tecarterapia

Esses sistemas são considerados não ablativos, não invasivos, sem efeitos sistêmicos, não causam dependência, bem conduzidos e não causam efeitos colaterais indesejáveis.

Além disso, a tecarterapia tem sido considerada uma técnica eficaz para o tratamento estético da região íntima, visando o rejuvenescimento vulvo-vaginal, tratamento da flacidez de pele pubiana e da gordura localizada pubiana.

Conheça o Nèartek, o primeiro eletromédico de tecarterapia no Brasil e o mais completo em nível mundial

Imagem apresentando o Nèartek, da Ibramed.
Imagem apresentando o Nèartek, da Ibramed.

O NÈARTEK consiste em um equipamento de diatermia por tecarterapia, também conhecido como TECAR, ou seja, Transferência de Energia Capacitiva e Resistiva de Alta Frequência. A modalidade se refere a um método não invasivo que utiliza uma corrente elétrica de alta frequência por meio de aplicadores capacitivos e resistivos.

Características técnicas do Nèartek

O equipamento apresenta frequências que vão de 500kHz a 1000kHz para uso, nos modos capacitivo e resistivo, com utilização nas áreas da reabilitação física, estética facial, corporal e estética íntima.

 

Qual o funcionamento do Nèartek?

O modo capacitivo promove um efeito preparatório ao uso do modo resistivo devido a sua atuação em tecidos mais superficiais próximos ao aplicador, bem como próximos à pele, pois produz um efeito de aquecimento provocado pelo revestimento do eletrodo.

Esse aquecimento tem uma influência positiva na posterior aplicação em modo RESISTIVO, uma vez que o tratamento CAPACITIVO reduz os valores de resistência interna desses tecidos subcutâneos (devido ao efeito de vascularização), apresentando uma ação localizada, superficial ou semiprofunda.

O modo resistivo estimula os tecidos mais resistentes e profundos. Áreas de alta densidade e baixo conteúdo hídrico provocam um aumento da temperatura mais significativo do que em tecidos mais moles e/ou mais vascularizados.

O aquecimento gerado por esse modo é capaz de atingir tecidos mais profundos com menor desconforto, devido ao preparo dos tecidos mais superficiais realizado pelo modo capacitivo, reduzindo, assim, a resistência interna dos mesmos. Dessa forma, a tecarterapia é considerada um tratamento eficaz, confortável e seguro.

Diferenciais do Nèartek

O maior diferencial do NÈARTEK é que ele é o único dispositivo de tecarterapia do mercado mundial que apresenta funções específicas e exclusivas, com diferentes opções de modos de frequência e modos de emissão de energia.

Ele possui o objetivo de aumentar a profundidade no tecido biológico e permitir o uso em terapias atérmicas através da mobilização iônica intra e extracelular produzida pela corrente elétrica, visando, por exemplo, a bioestimulação para melhora do funcionamento celular e a drenagem linfática para restabelecer a homeostase e equilíbrio hídrico dos tecidos.

Além, é claro, das terapias que utilizam calor para seus efeitos fisiológicos, tais como o estímulo da termocontração do colágeno, neocolagênese, neoelastogenese, vascularização, oxigenação e remodelagem dos tecidos. A energia proveniente da corrente elétrica de alta frequência interage com as moléculas de água do tecido biológico, produzindo o calor que será utilizado para as terapias térmicas e hipertérmicas.

Aplicações com o Nèartek

Imagem apresentando o Nèartek (tecarterapia) no tratamento de rejuvenescimento facial.
Imagem apresentando o Nèartek (tecarterapia) no tratamento de rejuvenescimento facial.

O NÈARTEK apresenta diversos aplicadores para uso nas áreas da reabilitação física, estética (facial e corporal) e estética íntima, com a possibilidade de aplicações em grandes, médias e pequenas áreas corporais e também aplicações faciais, com a opção de aplicadores monopolares, bipolares, tetrapolares e decapolares.

O NÈARTEK destaca-se ainda por possibilitar o uso em modos de emissão contínuo e pulsado, com diferentes modos de frequência para terapias capacitivas e resistivas, com qualquer um dos aplicadores. Além disso, o NÈARTEK possibilita que suas ponteiras sejam autoclaváveis, visando a biossegurança, principalmente em tratamentos na área da estética íntima.

 

Referências bibliográficas 

  1. Duñabeitia I, Arrieta H, Torres-Unda J, Gil, J, Santos-Concejero J, Gil SM, Irazusta J, Bidaurrazaga-Letona I, Effects of a capacitive-resistive electric transfer therapy on physiological and biomechanical parameters in recreational runners: A randomized controlled crossover trial. Physical Therapy in Sports, 32: 227-234, 2018.
  2. Tashiro Y, Hasegawa S, Yokota Y, Nishiguchi S, Fukutani N, Shirooka H, Tasaka S, Matsushita T, Matsubara K, Nakayama Y, Sonoda T, Tsuboyama T, Aoyama T. Effect of Capacitive and Resistive electric transfer on haemoglobin saturation and tissue temperature. International Journal of Hyperthermia, 33(6): 696-702, 2017.
  3. Yokota Y, Tashiro Y, Suzuki Y, Tasaka S, Matsushita T, Matsubara K, Aoyama T. Effect of capacitive and resistive electric transfer on tissue temperature, muscle flexibility, and blood circulation. Journal of Novel Physiotherapies, 7: 325, 2017.
  4. Alster TS, Tanzi E. Improvement of Neck and Cheek Laxity with a Nonablative Radiofrequency Device: A Lifting Experience. Dermatologic Surgery, 30:503–507, 2004.
  5. Romero C, Caballero N, Herrero M, Ruiz R, Sadick NS, Trelle MA. Effects of cellulite treatment with RF, IR light, mechanical massage and suction treating one buttock with the contralateral as a control. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 10: 193–201, 2008.
  6. Goldberg DJ, Fazeli A, Berlin AL. Clinical, Laboratory, and MRI Analysis of Cellulite Treatment with a Unipolar Radiofrequency Device. Dermatologic Surgery, 34:204–209, 2008.
  7. van der Lugt C, Romero C, Ancona D, Al-Zarouni M, Pereira J, Trelles MA. A multicenter study of cellulite treatment with a variable emission radio frequency system. Dermatologic Therapy, 22: 74–84, 2009.
  8. Brightman L, Weiss E, Chapas AM, Hale KJ, Bernstein EL, Geronemus RG. Improvement in Arm and Post-Partum Abdominal and Flank Subcutaneous Fat Deposits and Skin Laxity Using a Bipolar Radiofrequency, Infrared, Vacuum and Mechanical Massage Device. Lasers in Surgery and Medicine, 41:791–798, 2009.
  9. Anolik R, Chapas AM, Brightman LA, Geronemus RG. Radiofrequency Devices for Body Shaping: A Review and Study of 12 Patients. Seminars in Cutaneous Medicine and Surgery, 28:236-243, 2009.
  10. Atiyeh BS, Dibo SA. Nonsurgical Nonablative Treatment of Aging Skin: Radiofrequency Technologies Between Aggressive Marketing and Evidence-Based Efficacy. Aesthetic Plastic Surgery, 33:283–294, 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.