Blog Ibramed

Estética íntima

Nesta matéria, vamos abordar as principais alterações da estética íntima presentes no corpo feminino. Ademais, vamos discorrer acerca das principais indicações de modalidades terapêuticas que visam tratá-las. Finalmente agora, a estética íntima vem ganhando espaço e destaque na área da medicina estética, no entanto, ela ainda é vista como um tabu. Muitas mulheres podem sentir-se… Continue reading Estética íntima

Nesta matéria, vamos abordar as principais alterações da estética íntima presentes no corpo feminino. Ademais, vamos discorrer acerca das principais indicações de modalidades terapêuticas que visam tratá-las.

mulher-preocupada
Imagem simbolizando uma mulher preocupada/incomodada

Finalmente agora, a estética íntima vem ganhando espaço e destaque na área da medicina estética, no entanto, ela ainda é vista como um tabu. Muitas mulheres podem sentir-se incomodadas e inseguras com algumas características presentes na região íntima, impactando negativamente em sua autoestima e, por consequência, refletindo diretamente em sua vida sexual, saúde física e psicológica. Dessa forma, influenciando em sua qualidade de vida.

 

 

 

Antes de mais nada, é desenvolvido o envelhecimento da pele?

envelhecimento-pele
Imagem simbolizando o envelhecimento cutâneo

O processo de envelhecimento é considerado um processo fisiológico, pois costuma ser gradativo e irreversível, ocorrendo em nível celular. Os fatores fisiológicos, genéticos e fatores exógenos desenvolvem-se em virtude de: maus hábitos alimentares, tabagismo, obesidade, gestação e processos mecânicos (como depilação à cera), que podem culminar em algumas alterações estéticas, bem como: hipercromia, que envolve o escurecimento da região íntima, por exemplo. Com toda a certeza, ao longo do tempo, a pele tende a ficar mais flácida, tudo isso evolui para alterações estéticas na região íntima.

 

 

 

Afinal, quais são as principais características da região íntima que mais incomodam as mulheres acometidas?

Em decorrência dessa realidade, cada vez mais, as mulheres passam a interessar-se pelas mais avançadas terapias estéticas, a fim de receber tratamentos na região íntima, uma vez que elas objetivam, com grande frequência, melhorar a sua autoestima. As queixas mais frequentes estão relacionadas à anatomia do órgão genital, à hipercromia, à flacidez e à perda de volume local (oriunda do envelhecimento), ao ressecamento vaginal, que pode surgir a partir da menopausa; e ao alargamento, proveniente do parto via vaginal (popularmente, conhecido como parto normal).

lyra_manchas
Imagem apresentando o equipamento Lyra (luz intensa pulsada) no tratamento de manchas.

A área da estética dispõe de recursos terapêuticos com o propósito de melhorar a aparência da região genital no que tange à redução da flacidez tissular dos grandes lábios, à redução de gordura localizada, ao clareamento de manchas e à fotoepilação (remoção de pelos).

 

 

 

 

 

Quais são as modalidades terapêuticas do segmento de estética que auxiliam no tratamento da área íntima?

hooke_flacidez-corporal
Imagem apresentando o equipamento Hooke (radiofrequência) no tratamento de flacidez corporal.

Diversas são as técnicas que podem ser utilizadas tanto pelos profissionais de estética e de medicina estética, quanto pelos profissionais de biomedicina estética e de fisioterapia dermatofuncional, assim sendo: fotobioestimulação de baixa potência (terapia por LED e laser), radiofrequência de alta frequência por ondas curtas (para tratamento de flacidez de grandes lábios), endermoterapia e microdermoabrasão (peeling de diamante e peeling de cristal, para clareamento local), alta frequência e eletroestimulação. Sobretudo, o nosso Neurodyn Evolution, que foi projetado especificamente para tratamentos íntimos.

 

 

 

Em que consiste esse tipo de eletroestimulador?

O Neurodyn Evolution é o nosso equipamento eletromédico destinado ao tratamento de distúrbios uroginecológicos e coloproctológicos, através de técnicas de estimulação elétrica (transcutânea, transanal e transvaginal) e de biofeedback manométrico perineal.

Quais os benefícios mais evidenciados?

Como resultado dos tratamentos com o eletroestimulador, os principais benefícios do equipamento são: ele promove técnicas não invasivas, sem efeitos sistêmicos, que não causam dependência e que não apresentam efeitos colaterais indesejáveis.

Como são realizadas as técnicas?

A primeira técnica consiste na aplicação de suave estimulação elétrica através de eletrodos de silicone condutivo, ou de uma sonda de teflon vaginal ou anal. Já a segunda técnica destina-se a obtenção de informações quanto à força de contração perineal através da captação dos níveis de pressão de ar na parte interior da sonda de látex vaginal ou anal.

Quais regiões corporais íntimas são mais indicadas para tratamentos estéticos?

Geralmente, as regiões tratadas são: monte pubiano, área inguinal, grandes lábios, perianal, ânus e bolsa escrotal (posterior). Os tratamentos são individuais, variando de paciente para paciente, dependendo dos sintomas e das queixas. É de extrema importância que o profissional priorize sempre o bem-estar de sua paciente.

 

Para dúvidas técnicas, envie um e-mail para: duvidas@ibramed.com.br, ou entre em contato com a fisioterapeuta responsável pelo WhatsApp: (19) 9 9928-3409. Encontre aqui a revenda IBRAMED mais próxima de você.

1 comment

Leave a comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.