5 dicas úteis para você melhorar a experiência do cliente no mercado de barbearias

5 dicas úteis para você melhorar a experiência do cliente no mercado de barbearias
Vimos nos últimos anos uma inflação no nicho de tratamentos capilares, principalmente na abertura de novos salões de cabelo ou barbearias! A cada dia que passa, aumenta-se a concorrência e - consequentemente - as exigências dos clientes em tratamentos cada vez mais personalizados e diferenciados!

E esse é o principal desafio dos empreendedores desse setor – ENTREGAR UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA E CONSEGUIR SE DESTACAR!

 

O HOMEM DO SÉCULO XXI

Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e Instituto Qualibest compartilhou alguns números, sendo que 74% dos entrevistados homens declaram que já foi o tempo em que apenas mulheres cuidavam da beleza.

 

Diante disso, torna-se perceptível a mudança de comportamento entre o público masculino.

O sentir-se bem não é mais algo restrito às mulheres, uma vez que estes buscam, no mínimo, estarem sempre com cortes modernos e barba e cabelos saudáveis e tratados.

 

RESSIGNIFICAÇÃO DO MERCADO DE BARBEARIAS E SALÕES

 

Empresas de cosméticos, equipamentos de eletroterapia e serviços rapidamente se especializaram nesse público e, hoje, o mercado de barbearia passa por uma grande ressignificação.

Afinal, como é possível melhorar a experiência dos clientes, de modo a atrair, reter e fidelizar, formando uma marca forte dentro do seu nicho? Separamos algumas dicas úteis que todo barbeiro deveria colocar em prática. É disso que vamos falar a seguir.

Bora lá?

 

1. TUDO COMEÇA ANTES DO PRÓPRIO TRATAMENTO

A experiência do cliente começa antes mesmo deles entrarem pela porta da frente do seu estabelecimento. Sentir-se em casa nunca fez tão sentido.

Algumas ideias:

  • Forneça um bom atendimento prévio de qualidade e com educação. Tenha um sistema de atendimento rápido e eficaz pelas redes sociais, como Instagram, Whatsapp, Facebook e etc.
  • Proporcione um ambiente limpo e acolhedor, afinal, tratamentos capilares exigem muita higiene e cuidado!
  • Ofereça outros serviços, que vão somar o seu principal, como bebibas ou alimentos para serem consumidos enquanto o cliente aguarda para ser atendido, ou então, algumas atividades de lazer que proporcionem diversão, como mesa de jogos e videogames!
  • Busque entender as dores e desejos do seu cliente, as pessoas são diferentes e possuem sentimentos diferentes.

Fornecer serviços e experiências que as pessoas não encontrarão em nenhum outro lugar fazem com que a experiência dos clientes se torne incrível.

 

2. AUMENTE SUA PRESENÇA E AUTORIDADE DIGITAL

As redes sociais se tornaram uma das principais formas de atrair e se relacionar com clientes para as barbearias. Estar no Google, Instagram e Facebook são hoje o mínimo que os consumidores buscam e, nesse ramo, não é diferente. 

As redes se tornaram uma verdadeira extensão do seu serviço! Use elas para gerar ainda mais valor na vida das pessoas! Como?

Fizemos uma pesquisa dos conteúdos que mais estão em alta no ramo de barbearias e salões, de modo a marcar presença online e criar autoridade do negócio.

Algumas ideias:

  • Vídeos curtos explicando algum corte ou tratamento: são ótimos para ajudar as pessoas que possuem dúvidas do que fazer, como fazer e quando fazer.
  • Fotos de antes e depois: uma escolha importante para gerar prova social dos seus serviços! Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo?
  • Bastidores e o dia a dia: são ideias para gerar relacionamento com seus seguidores, fazer eles conhecerem um pouco mais sobre você, como você trabalha e muito mais!

  • Storytelling e sua vida: nas redes sociais, as pessoas não compram produtos ou serviços, elas compram pessoas! Conte sua trajetória! Quem é você? Quais suas manias e bordões? Por que abriu seu negócio? O que passou de diferente nessa vida que o torna diferente dos outros? Esse estilo de conteúdo trará ainda mais identidade e personalidade aos seus serviços! 

Investir e aprender sobre marketing é um passo importante para a atração e retenção no ramo.

 

3. AGREGUE VALOR COM EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE

Como dito na introdução desse conteúdo, empresas de diversos setores, como cosméticos, equipamentos de eletroterapia e outros serviços, começaram a desenvolver produtos focados no nicho capilar.

Associar equipamentos de qualidade a esses procedimentos também é fundamental.

Por exemplo, podemos destacar:

Uso de Vapor Ozonizado, como o Dermosteam ao início do serviço para:

  • No cabelo, promovendo a umectação prévia à hidratação profunda;
  • Na barba, para facilitar o barbear, sem agredir a pele (o calor abre os poros e amolece os pelos);
  • No rosto, para promover emoliência e umectação em tratamentos faciais.

Utilizar equipamentos de Alta Frequência, como o HF IBRAMED para ações pós depilação e desinfecção do couro cabeludo.

Uso de Terapia de Fotobiomodulação (LED e Laser), como o Antares para agregar em seus atendimentos:

  • Combater a queda de cabelo e barba
  • Tratar alopecia e dermatites
  • Aumentar a densidade e espessura dos fios
  • Promover o crescimento de cabelo e barba

 

4. FIDELIZE E GARANTA UM BOM LTV

Engana-se quem pensa que profissional do nicho de barbearias não precisa se especializar em gestão do próprio negócio! Por isso, a importância de acompanhar métricas do seu negócio, como próprio LTV (Lifetime Value)

O LTV é uma média do quanto um cliente irá gerar de receita para você ao longo do tempo cliente seu! Entender quanto +- cada cliente irá gastar com seus serviços ao longo do tempo que ficará com você é fundamental até mesmo para saber quanto você pode gastar para conquistar um cliente novo (CAC – Custo de Aquisição de Cliente).

Beleza, você já tem uma ótima tarefa de casa, estudar essas duas métricas (LTV e CAC), mas agora vamos as dicas de como melhorar os números das duas:

  • Ofereça um bom atendimento, serviço de qualidade e diferenciais, para fidelizar seu cliente;
  • Crie promoções que fazem sentido e vão além de um simples desconto;
  • Elabore programas de fidelidade;
  • Crie uma estratégia de reagendamentos facilitados e com recompensas;
  • Peça sempre feedback do cliente, para entender o que está bom ou o que pode ser melhorado;
  • Respeito ao horário marcado é um grande diferencial no nicho de barbearias, que muitas pecam e não conseguem entregar.

 

5. ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO

Sabemos que essa dica parece clichê, mas é impressionante como os profissionais insistem em travar suas carreiras por falta de atualização!

Com o crescimento e popularização do mercado, é normal e natural surgirem novas soluções e serviços para serem agregados em sua estratégia.

Serviços como o de limpeza de pele, tratamentos para problemas capilares e foliculites se tornaram também algo muito procurado entre o público masculino.

Por isso, estar atualizado se torna tão importante, uma vez que empresas de cosméticos e serviços buscam soluções cada vez mais inovadoras nesse sentido.

 

A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE É O ÚNICO MELHOR CAMINHO

 

Por fim, podemos dizer que apostar em uma melhor Experiência do Cliente não é o único, mas uma das estratégias mais essenciais para você apostar!

E o mais legal é que não existe certo ou errado ao ir atrás disso!

Seja autêntico, disruptivo, criativo, emocionante e bom no que faz! Conquiste e comemore cada novo cliente, trate-o como se fosse o único e nunca perca sua humildade e respeito!

O nicho de tratamentos capilares, salões e barbearias está crescendo! Você não vai ficar para trás, não é mesmo? Comece a se diferenciar hoje mesmo!