Dor crônica: é possível tratar sem medicamentos?

18/02/2021



Dor crônica sem medicamentos - Ibramed - Neurodyn TENS

Sabemos que o uso excessivo de medicamentos para dor crônica, apesar de gerar alívios a curto prazo, pode trazer outros problemas para o nosso organismo, como a própria sobrecarga nos rins (responsável por filtrar e eliminar toxinas do sangue);

Esse quadro preocupante levou a sociedade buscar e desenvolver alternativas igualmente ou até mais eficazes, que não gerasse tais efeitos colaterais.

Analgesia por meio de eletroestimulação TENS

Por outro lado, a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um recurso não farmacológico já consagrado na modulação de dores agudas e crônicas, sendo usada regularmente por fisioterapeutas, e indicada para o controle da dor, reeducação muscular, fortalecimento e diminuição de edema.

Esse estilo de estimulação elétrica envolve a transmissão de energia elétrica de um estimulador externo para o sistema nervoso periférico, através de eletrodos de superfície conectados na pele. É uma técnica simples e eficiente, muito utilizada para o alívio da dor.

Classificação do TENS

O TENS pode ser classificado em quatro modalidades:

4 Modalidades do Tens - Ibramed

mecanismos da produção analgésica

A produção de analgesia ocorre por diferentes mecanismos. Na modalidade convencional estimulam-se preferencialmente as fibras de maior diâmetro (A-beta), fazendo com que a maior parte da modulação da dor ocorra em nível medular, fenômeno chamado de “Teoria das Comportas”;

Na modalidade acupuntura estimulam-se fibras de menor diâmetro (A-delta), onde se acredita que ocorra analgesia principalmente no nível supraespinal (liberação de neuromediadores endógenos e opioides, como as endorfinas), por supressão da transmissão e da percepção de estímulos nocivos da periferia.

A eficácia da TENS pode variar de acordo com o tempo de duração de pulso, frequência e forma de onda.

mecanismos da produção analgésica

Esse tipo de terapia consiste na emissão de corrente alternada de baixa frequência, as quais têm a capacidade de enviar estímulos aos nervos e tecidos musculares.

Como consequência desse processo, há um bloqueio nos sinais de dor, uma vez que ocorre o aumento na sintetização de substâncias com efeitos analgésicos

Conclusão

Sendo assim, o uso de estimulação elétrica nervosa transcutanea (TENS) é uma opção terapêutica e que pode ser utilizado em aplicações diárias com o objetivo de aliviar a dor aguda ou crônica, evitando assim o uso de medicamentos analgésicos que são tóxicos ao organismo e seu uso contínuo pode trazer riscos e malefícios a saúde a longo prazo.



Aqui informações do perfil do editor responsável, que aparecerá juntamente da assinatura da matéria







VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Fotobiomodulação

Blog

Entenda tudo sobre FOTOBIOMODULAÇÃO e como utilizar

As terapias utilizando a FOTOBIOMODULAÇÃO vem tomando cada vez mais espaço no mercado da estética e da reabilitação, mas

Como a eletroestimulação pode otimizar o processo de recuperação muscular após exercícios

Blog

Como a eletroestimulação pode otimizar o processo de recuperação muscular após exercícios

A famosa dor muscular após exercícios prolongados e intensos é uma consequência natural – e muitas vezes perseguida por

Dor crônica sem medicamentos - Ibramed - Neurodyn TENS

Blog

Dor crônica: é possível tratar sem medicamentos?

Sabemos que o uso excessivo de medicamentos para dor crônica, apesar de gerar alívios a curto prazo, pode trazer

Ibramed 2018 © | Todos os direitos reservados