Que mancha é essa na minha pele?

15/03/2019



“Que mancha é essa na minha pele?” é uma pergunta instalada na mente de centenas de pessoas. É preciso, antes de mais nada, atentar-se: seja uma mancha estética, seja ela um problema de saúde, nunca deixe de consultar-se com um profissional habilitado. Afinal, saúde e proteção da pele sempre em primeiro lugar.

Discromias são alterações na coloração da pele resultantes da diminuição (hipomelanoses) ou do aumento (hipermelanoses) da melanina – substância responsável pela coloração da pele, dos olhos e dos cabelos, que evita danos oriundos da radiação ultravioleta ao DNA – e da deposição de substâncias endógenas ou exógenas na derme (hipercromias).

Conheça as principais discromias:

Hipomelanoses:

  • Albinismo: ausência congênita total ou parcial de pigmento da pele, dos cabelos e dos olhos;
  • Vitiligo: manchas acrômicas assintomáticas, de limites bem definidos, com forma e extensão variáveis;
  • Leucodermia solar: manchas acrômicas e ligeiramente atróficas localizadas em áreas expostas à luz solar.

Essas manchas não são tratadas por luz intensa pulsada. Nesse caso, é muito importante que o indivíduo acometido com uma dessas patologias citadas acima tenha conscientização pela sua saúde e busque a avaliação com um dermatologista ou um fisioterapeuta dermatofuncional, para delinear o tratamento correto.

Hipermelanoses:

  • Lentigo: manchas gotadas de cor castanho-escuro a preto, que surgem nos primeiros anos de vida e continuam a aparecer até a vida adulta. Podem surgir em qualquer região cutânea, inclusive em áreas não fotoexpostas;
  • Melanose periocular (olheira): hipercromia na região periocular, mais frequente em mulheres morenas;
  • Melanose solar: mancha pequena de cor castanho-claro ou escuro, localizada em áreas fotoexpostas de indivíduos acima de 40 anos de idade;
  • Melasma: hiperpigmentação de coloração castanho-claro a escuro, uniforme, simétrica, de bordas bem definidas e irregulares, principalmente na porção central da face de mulheres jovens e pardas.

Já essas manchas são tratadas por luz intensa pulsada. Mais uma vez, reforçamos a importância da conscientização do paciente pela saúde e a avaliação com um dermatologista ou um fisioterapeuta dermatofuncional, para delinear o tratamento correto.

Luz intensa pulsada: uma potente tecnologia para os tratamentos de manchas

A luz intensa pulsada, como seu próprio nome sugere, é uma tecnologia à base de luz que visa agir nas hipermelanoses (ou seja, no pigmento que promove cor saudável à pele), acentuar o brilho da pele e da textura, além de fechar os poros – que, por consequência, diminui a oleosidade da pele.

Corriqueiramente requisitada em clínicas de estética, tanto por pacientes (clientes) quanto por profissionais operadores da área, a fim de dominar um novo conhecimento e garantir eficácia em suas sessões, a luz intensa pulsada tem crescido no nicho da estética e da medicina estética.

Vantagens da luz intensa pulsada

Uma das vantagens da terapia com luz intensa pulsada é que não há down time (dias de descanso, ou seja, o paciente pode retomar as suas atividades rotineiras imediatamente após a sessão). É possível notar os efeitos fisiológicos após 48 horas, pois a pele passa a descamar e renascer ainda mais fortalecida.

A modalidade terapêutica é fortemente recomendada para eliminação de manchas, pois, além disso, ainda intensifica o fluxo sanguíneo local e estimula em 50% a produção das fibras colágenas e elásticas, tornando a pele mais firme e, consequentemente, menos flácida.

Lyra, nosso equipamento de luz intensa pulsada

Os princípios e benefícios dessa modalidade terapêutica você já conferiu. Mas vamos conhecer mais sobre o Lyra, nosso equipamento microcontrolado pela LIP?

O equipamento é composto por 3 filtros de corte seletivos com comprimentos de onda de 480nm, 530nm e 640nm, que garantem usabilidade e praticidade, pois eles permitem que o profissional escolha o espectro de radiação luminosa de acordo com o específico objetivo terapêutico. É um ótimo recurso para lesões pigmentares benignas (já mencionadas anteriormente), remoção de pelos, rejuvenescimento facial, entre outras indicações.

Além disso, ele conta com uma ponteira com spot de 7,5cm², um sistema de segurança conhecido como crioproteção (água e peltier), lâmpada com tempo de vida útil de 1 milhão de disparos, design moderno com controle através de tela touchscreen, tutorial informativo e protocolos.

Aplicabilidades com o Lyra

O Lyra pode ser aplicado na área íntima; os pacientes não são apenas as mulheres, como pode ser realizado também em homens e não há distinção de idade, tanto jovens quanto pessoas da terceira e quarta idade podem iniciar o tratamento com LIP sem problema algum.

Filtro de corte para as manchas de pele

O Lyra possui 3 filtros de corte, sendo cada um direcionado a um (ou mais) tipo de tratamento. Para tratar manchas de pele, o terapeuta deve utilizar o filtro que varia de 480nm a 1200nm.

Microdermoabrasão: outra tecnologia voltada ao tratamento de manchas de pele

A microdermoabrasão é uma tecnologia frequentemente utilizada em tratamentos estéticos, que abrange sessões estéticas com o peeling de cristal e o peeling de diamante. Esse método é abrasivo, isto é, produz um lixamento e um desgaste por atrito nas camadas mais superficiais da pele. O resultado é uma pele renovada.

Diferença entre a microdermoabrasão e a dermoabrasão

Embora os nomes sejam muito parecidos, o sentido em cada um deles é bem diferente. A dermoabrasão é um tratamento cirúrgico realizado por um dermatologista e é mais demorado que a microdermoabrasão. O profissional utiliza um instrumento específico para lixar a camada externa da pele.

Entenda o que é peeling de cristal

Peeling de cristal consiste em uma esfoliação indolor, muito segura à pele e que não faz uso de produtos químicos. Destaca-se por não ser um tratamento demorado (cada sessão dura até 30 minutos, dependendo da área a ser tratada) nem invasivo, sendo uma alternativa eficiente aos métodos químicos. Ressalta-se, ainda, que o peeling de cristal pode ser efetuado em qualquer fototipo.

Esse fragmento da área de estética é recente, existe há 15 anos, aproximadamente, e já apresentou inúmeros resultados satisfatórios, garantindo segurança e conforto ao paciente.

Seu funcionamento ocorre por meio de microcristais que são depositados na pele, esfoliando sua camada mais superficial. Com isso, elimina-se as células mortas e as impurezas presentes, sendo substituídas por uma camada nova e saudável.

Efeitos da terapia com peeling de cristal

Quanto mais profunda ocorre uma esfoliação, maior é o tempo de recuperação da pele, pois ela sofre árdua agressão e fica mais sensível.

Em alguns casos, é sugerível que o paciente faça repouso em um dia, para impedir novas e externas agressões, como exposição solar, por exemplo.

Peeling de diamante

O peeling de diamante é outro segmento da microdermoabrasão e assim como o peeling de cristal, ele também realiza uma esfoliação profunda na epiderme, removendo as melanoses.

Uma de suas vantagens é que ele também pode ser aplicado em qualquer tonalidade de pele, incluindo a bronzeada. Nesse caso, como ocorre uma renovação da pele superficial, a pele bronzeada é removida junto. O peeling de diamante pode ser realizado em qualquer região corporal.

Entenda como o Dermotonus Esthetic, com a sua microdermoabrasão, também pode auxiliar no tratamento de manchas

O Dermotonus Esthetic é um dos nossos recursos eletromédicos, considerado muito completo para tratamentos faciais e corporais. Uma peça-chave para muitas clínicas de estética. Ele possibilita aplicações com as técnicas de massagem mecânica (vacuoterapia e endermoterapia) e duas modalidades de microdermoabrasão (peeling de diamante e peeling de cristal), sendo a microdermoabrasão fundamental, nesse equipamento, para atenuar as manchas de pele.

O equipamento oferece uma pressão de sucção de 0 a -550mmHg (pressão negativa) e modo de operação contínuo ou pulsado, com repetição de 10 a 50 pulsos por minuto.

Benefícios proporcionados pelo Dermotonus Esthetic

Assim como o Lyra, o Dermotonus Esthetic também é indicado para homens. Além disso, ele não afeta a melanina, portanto, pode ser aplicado em pele negra, e não há limite de faixa etária do paciente: indivíduos da terceira e quarta idade também podem receber o tratamento de microdermoabrasão.

Agora que você já expandiu os seus conhecimentos sobre os tratamentos estéticos e os melhores equipamentos eletromédicos para tratar manchas de pele, que tal incluir o Lyra e/ou o Dermotonus Esthetic em sua clínica? Procure a revenda autorizada mais próxima de você.

Dúvidas? Entre em contato conosco: duvidas@ibramed.com.br



Fisioterapeuta Mestre em Fisiologia Humana - Universidade Estadual Paulista (UNESP) Analista de aperfeiçoamento e apoio técnico - IBRAMED; Professora de cursos de Pós-Graduação. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0053727816375697







VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Blog

VPN Blog and Social Involvement

The VPN blog is among the best ways just for the social media experts to market their organization, products

Blog

Precisely what the Best Totally free VPN to work with? VPN Offerings With Great Server Locations and Good Bandwidth

Choosing the best absolutely free VPN is important in this era when your info is being targeted on a

Blog

A Comprehensive Guide to Identityforce

IdentityForce, Contained offers Personal information Theft Cover to buyers, companies, businesses, government agencies, and U. Ersus. companies. This business

Ibramed 2018 © | Todos os direitos reservados