O ano de 2023 foi repleto de desafios, mas cheio de novas oportunidades e conquistas e não temos dúvidas que em 2024 será um ano de vitórias e muito sucesso, mas, para que isso se concretize, você precisa estar preparada.
Nesta última semana de dezembro, reserve um tempo para fazer uma análise de como foi este ano e o que você gostaria de realizar no próximo. Verifique, também, a opinião dos seus clientes e colaboradores, caso os tenham.
Avalie o que foi dito com frequência e estabeleça ações para fortalecer os pontos que estão mais fracos hoje e verifique como melhorar ainda mais seus pontos fortes. Por exemplo: atualmente, o ponto forte em minha clínica é o atendimento, mas eu ainda não trabalho o pós-vendas, então, vou estabelecer um processo para, após os procedimentos, a minha equipe entrar em contato e acompanhar o cliente. Para que essa análise fique completa, vamos te ensinar a fazer a Análise SWOT.
Análise SWOT para a sua clínica de estética
Primeiramente você sabe o que é? Não se preocupe, vamos te explicar um pouco mais sobre Análise SWOT e o que é. Essa é uma técnica de planejamento estratégico, nele você irá dividir em 4 fatores: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do seu negócio. Veja o exemplo abaixo.
Agora que você já identificou os seus pontos fortes, as oportunidades, fraquezas e ameaças, elabore um plano de ação, quais atividades serão necessárias para melhorar determinada ameaça ou fraqueza. Nesse processo é necessário que você determine a meta, prazo de execução, responsável e as ações. O mais importante, acompanhe o processo, caso não esteja indo para o caminho que você gostaria, recalcule a rota.
Para te ajudarmos ainda mais, elencamos algumas fraquezas comuns entre os profissionais e que fazem total diferença no resultado da sua clínica de estética.
4 soluções para a sua clínica de estética
1. “Cliente não valoriza ou não vê diferença entre o meu trabalho e do concorrente”
Algo está errado! Sabemos que escutar aquela famosa frase “Nossa que caro, o do fulano é metade do preço!” é muito chato e até mesmo frustrante, mas quando é assim, é porque o cliente não está vendo valor em seu trabalho.
As duas coisas que podem estar colaborando para que isso aconteça, a primeira é você não está gerando valor para aquele cliente, isso vai desde o atendimento exclusivo, explicando o tratamento, tirando todas as dúvidas a até mesmo a divulgação e exposição das certificações que você tem e dos equipamentos que você utiliza.
O outro ponto é: você está atingindo o público errado! Isso acontece, mas para resolver essa questão, não queira que o cliente escolha por preço, pois quem vem por preço, vai embora por preço. Tenha acesso ao seu público alvo (ex: de 25 a 55 anos e em predominância feminino) e também crie a sua persona (a representação fictícia do seu cliente ideal) para que você consiga ter uma comunicação mais assertiva.
Se você verificar que o seu problema nessa questão é a guerra de preço instaurada no mercado, baixe o nosso e-book Fuja da Guerra de Preço e tenha acesso a dicas exclusivas.
2. “Não consigo fidelizar os meus clientes”
Essa é uma queixa comum entre os profissionais, mas tem solução.
Para que o cliente te trate como prioridade, o trate como prioridade, não tem nada melhor do que chegar em um local e ser bem recebido, ser chamado pelo nome. Uma dica importante é: na ficha de anamnese anote informações sobre o paciente, desejos, medos e algum ponto que você ache importante e na próxima sessão questione como está, demonstre que você se lembra.
Algo que faz total diferença é a explicação, tudo que você fizer ou sugerir para o tratamento, explique o processo, esclareça todas as dúvidas e caso tenha uma equipe, os treine para que eles possam dar o suporte que o cliente precisar.
Atualmente, você escuta os seus clientes? Mostre para eles que a opinião deles é importante, tente entender o que para eles faz diferença, o que gera valor para ele. É claro que você deve ter um filtro, não são todos os feedbacks que são construtivos ou que fazem sentido para o seu negócio.
3. “Quero investir em novos equipamentos, mas não sei por onde começar”
O primeiro passo é identificar qual tecnologia irá impulsionar a sua clínica e potencializar os seus resultados. Para isso, é importante que você entenda qual o momento que você está em sua clínica. Por exemplo: acabei de começar e gostaria de equipamentos chaves, então iremos te indicar o Sonopulse II System, Neurodyn Esthetic, HF e o Dermosteam, mas, claro que, tudo depende do seu foco de tratamento.
Outro ponto importante: se você não quer ser escolhido somente por preço, também não escolha o seu equipamento por preço, busque saber as certificações, se há assistência técnica, o que dizem sobre o equipamento e até mesmo como essa empresa se posiciona no mercado.
4. “Eu faço alguns posts nas redes sociais mas não tenho resultado”
Como anda as suas redes sociais? Você está nas redes sociais que o seu público alvo está? Você acha que as suas publicações estão comunicando a mensagem que você quer passar? Você faz publicações com constância?
Essas são perguntas importantes para você fazer uma autoanálise. Sabemos que nem sempre é fácil investir, mas esse é um investimento importante para atrair mais clientes e passar autoridade.
Mas o que eu devo postar? Essa questão vai depender diretamente da estratégia que você vai adotar com o especialista da área, como ter prova social, pegar depoimentos dos seus clientes, mostrar e explicar sobre determinado tratamento, publicar sobre os seus investimentos em curso e ciência.
Agora é com você!
Com esse conteúdo, você já pode começar 2024 com novas estratégias e um plano para alavancar a sua clínica de estética. Agora é com você! Coloque a mão na massa, porque queremos ver os resultados incríveis que você terá ao adotar algumas dessas estratégias!