Alavanque a sua clínica de estética em 2024

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Você já está preparado para esse novo ano? Entenda como você pode ter mais sucesso com a sua clínica de estética e aumentar o seu faturamento!

O ano de 2023 foi repleto de desafios, mas cheio de novas oportunidades e conquistas e não temos dúvidas que em 2024 será um ano de vitórias e muito sucesso, mas, para que isso se concretize, você precisa estar preparada. 

 

Nesta última semana de dezembro, reserve um tempo para fazer uma análise de como foi este ano e o que você gostaria de realizar no próximo. Verifique, também, a opinião dos seus clientes e colaboradores, caso os tenham. 

 

Avalie o que foi dito com frequência e estabeleça ações para fortalecer os pontos que estão mais fracos hoje e verifique como melhorar ainda mais seus pontos fortes. Por exemplo: atualmente, o ponto forte em minha clínica é o atendimento, mas eu ainda não trabalho o pós-vendas, então, vou estabelecer um processo para, após os procedimentos, a minha equipe entrar em contato e acompanhar o cliente. Para que essa análise fique completa, vamos te ensinar a fazer a Análise SWOT.

Análise SWOT para a sua clínica de estética

Primeiramente você sabe o que é? Não se preocupe, vamos te explicar um pouco mais sobre Análise SWOT e o que é. Essa é uma técnica de planejamento estratégico, nele você irá dividir em 4 fatores: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do seu negócio. Veja o exemplo abaixo.

Analise Swot de uma clínica de estética, exemplo

Agora que você já identificou os seus pontos fortes, as oportunidades, fraquezas e ameaças, elabore um plano de ação, quais atividades serão necessárias para melhorar determinada ameaça ou fraqueza. Nesse processo é necessário que você determine a meta, prazo de execução, responsável e as ações. O mais importante, acompanhe o processo, caso não esteja indo para o caminho que você gostaria, recalcule a rota. 

 

Para te ajudarmos ainda mais, elencamos algumas fraquezas comuns entre os profissionais e que fazem total diferença no resultado da sua clínica de estética.

4 soluções para a sua clínica de estética

1. “Cliente não valoriza ou não vê diferença entre o meu trabalho e do concorrente” 

 

Algo está errado! Sabemos que escutar aquela famosa frase “Nossa que caro, o do fulano é metade do preço!” é muito chato e até mesmo frustrante, mas quando é assim, é porque o cliente não está vendo valor em seu trabalho.  

 

As duas coisas que podem estar colaborando para que isso aconteça, a primeira é você não está gerando valor para aquele cliente, isso vai desde o atendimento exclusivo, explicando o tratamento, tirando todas as dúvidas a até mesmo a divulgação e exposição das certificações que você tem e dos equipamentos que você utiliza.

 

O outro ponto é: você está atingindo o público errado! Isso acontece, mas para resolver essa questão, não queira que o cliente escolha por preço, pois quem vem por preço, vai embora por preço. Tenha acesso ao seu público alvo (ex: de 25 a 55 anos e em predominância feminino) e também crie a sua persona (a representação fictícia do seu cliente ideal) para que você consiga ter uma comunicação mais assertiva.

 

Se você verificar que o seu problema nessa questão é a guerra de preço instaurada no mercado, baixe o nosso e-book Fuja da Guerra de Preço e tenha acesso a dicas exclusivas. 

 

2. “Não consigo fidelizar os meus clientes” 

 

Essa é uma queixa comum entre os profissionais, mas tem solução. 

 

Para que o cliente te trate como prioridade, o trate como prioridade, não tem nada melhor do que chegar em um local e ser bem recebido, ser chamado pelo nome. Uma dica importante é: na ficha de anamnese anote informações sobre o paciente, desejos, medos e algum ponto que você ache importante e na próxima sessão questione como está, demonstre que você se lembra. 

 

Algo que faz total diferença é a explicação, tudo que você fizer ou sugerir para o tratamento, explique o processo, esclareça todas as dúvidas e caso tenha uma equipe, os treine para que eles possam dar o suporte que o cliente precisar. 

 

Atualmente, você escuta os seus clientes? Mostre para eles que a opinião deles é importante, tente entender o que para eles faz diferença, o que gera valor para ele. É claro que você deve ter um filtro, não são todos os feedbacks que são construtivos ou que fazem sentido para o seu negócio.

 

3. “Quero investir em novos equipamentos, mas não sei por onde começar”

 

O primeiro passo é identificar qual tecnologia irá impulsionar a sua clínica e potencializar os seus resultados. Para isso, é importante que você entenda qual o momento que você está em sua clínica. Por exemplo: acabei de começar e gostaria de equipamentos chaves, então iremos te indicar o Sonopulse II System, Neurodyn Esthetic, HF e o Dermosteam, mas, claro que, tudo depende do seu foco de tratamento. 

 

Outro ponto importante: se você não quer ser escolhido somente por preço, também não escolha o seu equipamento por preço, busque saber as certificações, se há assistência técnica, o que dizem sobre o equipamento e até mesmo como essa empresa se posiciona no mercado.

Ultrassom 1 e 3Mhz Sonopulse II Systeam para Estética - Clínica de Estética

 

4. “Eu faço alguns posts nas redes sociais mas não tenho resultado”

 

Como anda as suas redes sociais? Você está nas redes sociais que o seu público alvo está? Você acha que as suas publicações estão comunicando a mensagem que você quer passar? Você faz publicações com constância? 

 

Essas são perguntas importantes para você fazer uma autoanálise. Sabemos que nem sempre é fácil investir, mas esse é um investimento importante para atrair mais clientes e passar autoridade. 

 

Mas o que eu devo postar? Essa questão vai depender diretamente da estratégia que você vai adotar com o especialista da área, como ter prova social, pegar depoimentos dos seus clientes, mostrar e explicar sobre determinado tratamento, publicar sobre os seus investimentos em curso e ciência.  

Agora é com você!

Com esse conteúdo, você já pode começar 2024 com novas estratégias e um plano para alavancar a sua clínica de estética. Agora é com você! Coloque a mão na massa, porque queremos ver os resultados incríveis que você terá ao adotar algumas dessas estratégias!