Estética para terceira e quarta idade

Tenha dicas valiosas e tratamentos exclusivos para a estética e bem-estar da terceira e quarta idade

Hoje em dia, a estética para a terceira e quarta idade vem ganhando força e o setor busca atingir gradativamente esse público. Nota-se que, sob o ponto de vista biológico, a terceira idade constitui-se de pessoas com faixa etária entre 50 e 77 anos, enquanto a quarta idade constitui-se de pessoas com idade entre 78 e 105 anos. De acordo com dados deste ano de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa do brasileiro pode chegar a 76 anos, sendo que 1 em cada 4 brasileiros tem 50 anos ou mais. Na maioria dos casos, a pele das pessoas da terceira ou quarta idade requer um intenso cuidado, visto que tal pele tende a ser mais sensível e frágil, portanto os tratamentos profiláticos devem ser implementados, a fim de prevenir doenças comuns oriundas do envelhecimento.

 

O processo de envelhecimento é progressivo, apresentando alterações morfológicas e fisiológicas, que passam a ser mais evidentes ao longo dos anos. O aspecto da pele, por sua vez, é o reflexo das circunstâncias de cuidados que ela recebeu ao longo dos anos, de que forma isso ocorreu, de como é considerada a sua genética e, é claro, de seus hábitos cultivados, tais como: estresse, álcool, alimentação desequilibrada, fumo (ainda mais um público que, antigamente, considerava elegante fumar), poluição, frio, diferenças de temperatura e calor úmido. Efeitos esses que podem gerar sinais mais drásticos à pele, sendo: tornando-a mais fina, ressecada embora tenha sido oleosa no decorrer de sua juventude, mais frágil, mais propensa a lesionar, manchas, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade. E, mais nocivamente ainda, pode ocasionar o câncer de pele.

 

Essa involução fisiológica ocorre da seguinte maneira: diminuição da atividade dos fibroblastos e, consequentemente, redução da produção de colágeno e de elastina, renovação celular, produção do sebo e da barreira hidrolipídica, afetando negativamente a defesa imunológica.

 

A partir desses efeitos, a indústria estética passa a olhar mais cuidadosamente para as pessoas da terceira e quarta idade. Como já mencionado, a busca por cuidados aumenta devido à preocupação desse target para com a sua saúde, mas há um grande percentual da demanda de tratamentos estéticos, para que o paciente obtenha uma sensação de bem-estar e maior qualidade de vida, objetivando poder usufruir ainda melhor a sua aposentadoria e/ou o seu tempo ocioso.

 

Algumas dicas valiosas para proteger a pele são: ingerir bastante água, aplicar sabonetes líquidos e esfoliantes e usar o filtro solar diariamente. Outras dicas que também devem ser implementadas, com o propósito de contribuir em todo envoltório terapêutico, são: alimentação balanceada e incluir em sua rotina a prática de exercícios físicos, se possível diariamente, iniciando pelas caminhadas, alongamentos, sempre respeitando seus limites.

 

Os tratamentos estéticos recomendados são:

  • Peeling de diamante – encontrado no Dermotonus Esthetic;
  • Alta frequência – encontrada no HF Ibramed;
  • Limpeza de pele;
  • Terapia vibro-oscilatória – encontrada no Modellata, para massagem relaxante e drenagem linfática;
  • Radiofrequência – encontrada no Hooke para o tratamento de flacidez de pele;
  • Carboxiterapia – encontrada no Ares, para redução temporária de gordura localizada;
  • Luz intensa pulsada – encontrada no Lyra para o tratamento de manchas.

Para dúvidas técnicas, envie um e-mail para: duvidas@ibramed.com.br, ou entre em contato com a fisioterapeuta responsável pelo WhatsApp: (19) 9 9928-3409. Encontre aqui a revenda IBRAMED mais próxima de você.