Procedimentos não invasivos de alta tecnologia para gordura localizada

Conheça as tecnologias que vão alavancar os seus procedimentos não invasivos para o tratamento de gordura localizada

Nesta matéria, serão disseminados os conceitos e as principais vantagens a respeito de dois recursos não invasivos do mercado de estética que, além de possuírem comprovações científicas em inúmeros tratamentos e ótimos resultados nos mesmos, eles são muito requeridos para a eliminação de medidas corporais sem que os pacientes precisem submeter-se a procedimentos mais invasivos, bem como cirurgia bariátrica ou lipoaspiração, por exemplo.

Boom do mercado estético

Sabia que o mercado de estética expandiu em 567% no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, de 2010 a 2015, especialmente pelas suas propostas tecnológicas de emagrecimento? A pesquisa explicita que, mesmo com a crise do país nessa época, os centros estéticos estão cada vez mais em ascensão.

Além disso, estudos relevaram que esse índice também é proveniente dos resultados trazidos por algumas melhorias nos pacientes, bem como: reparo tecidual, alterações vasculares e celulares, síntese e disposição de colágeno, produção de elastina, aumento da circulação sanguínea local, auxílio na drenagem linfática, entre outras melhorias.

Entenda em que consiste a criolipólise, excelência comprovada na eliminação de gordura corporal

Primordialmente, a criolipólise fundamenta-se em uma modalidade terapêutica não invasiva (não há a necessidade de cortes) e clinicamente testada, que visa destruir as células de gordura (adipócitos) através da extração de temperatura controlada e, por consequência, reduzir medidas corporais.

 

Popularmente dizendo, a criolipólise é feita com o auxílio de um aparelho específico, cujos aplicadores acoplam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo. Em seguida, o aparelho exerce um vácuo sobre o tecido e, então, a gordura da região é resfriada. A partir desse momento, inicia-se a destruição dos adipócitos.

 

 

Os triglicerídeos contidos nos adipócitos – moléculas de gordura dentro das células de gordura – são mais sensíveis ao frio do que as estruturas ricas em água que estão ao redor. Portanto, os triglicerídeos cristalizam irreversivelmente dentro do adipócito, enquanto que a pele e as estruturas adjacentes ricas em água permanecem preservadas.

Porém, vale lembrar: a criolipólise não é um tratamento que combate a obesidade, mas sim é uma alternativa de tratamento para gordura localizada em algumas regiões corporais, isto é, o conhecido “pneuzinho”. Isso acontece, pois a criolipólise é capaz de atingir somente a gordura subcutânea, não afetando os demais tecidos.

Mas qual é a origem desse tratamento?

Antes de mais nada, a palavra “criolipólise” é a junção de três palavras antigas e científicas. “Krios” vem do grego e quer dizer “frio”, “lipo” implica o significado de “gordura” e “lise” possui a denotação de “quebra”. Portanto, criolipólise nada mais é do que a quebra de gordura através do frio.

Essa técnica é considerada bastante recente. O seu processo de desenvolvimento tomou partida em 2008, por meio do curso de Medicina na Universidade de Harvard, nos EUA. Os autores que encabeçaram esse projeto foram os cientistas Ph.D. Dieter Manstein e o Dr. R. Rox Anderson.

Todavia, foi a partir de 2012 que a criolipólise passou a ser difundida no Brasil.

Tratamentos estéticos com a criolipólise causam dor?

Há alguns relatos de que tratamentos estéticos com criolipólise podem causar moderada dor no momento da sucção da pele, no entanto, após o congelamento dos adipócitos, o local já se torna anestesiado. Ademais, pode gerar singelo desconforto no momento de retirada do aplicador.

Quantas sessões são ideais?

Criolipólise de Sucção da IBRAMED - Estética - tratamento de gordura localizada

As áreas corporais em que o profissional pode aplicar a criolipólise Polarys são: abdômen infraumbilical, flanco, culote, abdômen supraumbilical, região interna de coxa, região infraescapular, lombar, região posterior de braço, região infraglútea, região axilar anterior, região axilar posterior, região interna de joelho e região de submento.

Conheça também a radiofrequência, mais uma modalidade terapêutica eficaz para o tratamento de gordura localizada

Radiofrequência - Aplicador Bipolar - Flacidez Corporal

A radiofrequência é um método de energia eletromagnética, responsável por gerar incremento da temperatura no tecido alvo. Esse método está presente há mais de 50 anos e sua origem remete-se à área da medicina. Mas foi a partir de 2002, nos Estados Unidos, que a radiofrequência foi implantada no segmento de estética.

Sua finalidade é de elevar a temperatura superficial do paciente, entretanto, essa não deve superar 42ºC. Isso faz com que ocorra a termocontração (contraia) do colágeno presente e aumente a produção de novas fibras colágenas e elásticas, ocasionando maior sustentação e firmeza à pele.

Sobretudo, o calor profundo proporcionado pela radiofrequência atua na célula de gordura, o que provoca o aumento da temperatura local, gera a ativação do fluxo sanguíneo e favorecendo a lipólise (o esvaziamento da célula de gordura) e a drenagem linfática. Por consequência, proporcionando a redução de medidas na área tratada.

Destaca-se, ainda, sobre a tecnologia de radiofrequência, o fato dela provocar o aumento de temperatura nas áreas de tratamento estimula um processo inflamatório controlado.

De que forma o aparelho auxilia a redução de gordura localizada?

As ondas emitidas pelo aparelho de radiofrequência gera um aquecimento no interior dos tecidos sendo responsável pela lipólise dos adipócitos, que possivelmente implicam em redução de medidas e reorganização das fibras de colágeno. Após o aquecimento observa-se a hiperemia da pele como consequência da vasodilatação e aumento do fluxo de sangue, que como efeito aumenta a circulação periférica e assim melhora a oxigenação do tecido.

Conheça o Hooke, nosso equipamento de radiofrequência

Hooke o aparelho de estética da ibramed radiofrequência

O Hooke é o equipamento Ibramed microcontrolado pela tecnologia de radiofrequência, com a potência máxima de 120W e é o único que possui a frequência de 27,12MHz.

É composto por três aplicadores: bipolar (penetração superficial até 4mm de profundidade), monopolar (penetração profunda de 15 a 20mm de profundidade) e cooling (aplicador criogênico (que realiza um resfriamento, antes para proteger a epiderme e mascarar as terminações nervosas livres, e após para diminuir a hiperemia). Seu cooling assegura que a sessão terapêutica seja ainda mais segura e confortável.

Além disso, salienta-se que só existem dois equipamentos de radiofrequência com alta frequência de ondas curtas (aquecimento por campo eletromagnético) no mundo, sendo o Hooke o único nacional brasileiro.

O porquê do nome Hooke

Uma curiosidade bastante interessante é que o equipamento Hooke recebeu esse nome em homenagem ao físico britânico Robert Hooke, autor da Lei da Elasticidade, publicada em 1676. Afinal de contas, o nosso equipamento Hooke é aclamado padrão ouro no tratamento de flacidez de pele, que, por consequência, garante maior elasticidade à mesma.

Como a energia de radiofrequência do Hooke atua

Cooling Hooke ibramed radiofrequência

A energia emitida pelos aplicadores do Hooke converte-se em aquecimento, especialmente devido ao aumento da cinética das moléculas de água no tecido.

radiofrequência por campo eletromagnético é a tecnologia presente no Hooke e seu maior diferencial é o estímulo de fibroblasto para a sintetização de colágeno e de elastina. Com isso, melhora-se a firmeza e elasticidade da pele.

Principais benefícios da radiofrequência do Hooke

Os principais benefícios que a radiofrequência do Hooke oferece são: baixo nível de complicações, a aplicação pode ser realizada em qualquer fototipo (cor de pele) e em qualquer tipo de indivíduo (como o da terceira e quarta idade, por exemplo), baixo custo operacional, aquecimento homogêneo na pele, praticamente indolor e sem down time (não há tempo de repouso após o tratamento, portanto, o paciente pode retornar as suas atividades cotidianas imediatamente).

Ademais, a terapia com o Hooke apresenta efeitos secundários prolongados de estímulo à síntese de colágeno de forma natural, que podem ser perdurados por meses.

Decerto, refere-se à uma técnica não invasiva, sem efeito sistêmico (ou seja, o seu efeito é diretamente na área que foi tratada), que não causa dependência e não apresenta efeitos colaterais indesejáveis.

Como é efetuado o processo de aplicação de radiofrequência do Hooke

Procedimento facial, não invasivo, radiofrequência ibramed HOOKE

Antes de mais nada, um óleo de origem vegetal requer extrema importância e deve ser usado durante todo o tratamento, a fim de evitar a fricção entre a ponta do aplicador e a pele. Para averiguar a temperatura superficial da pele do paciente e confirmar que ela esteja entre 40 e 42ºC, o uso do termômetro infravermelho é essencial e o principal fator que indica se a potência selecionada é a ideal ou não, além, é claro, das informações sensoriais do paciente.

No quadro citado, de gordura localizada, assim como onde há celulite e flacidez de pele, usam-se os aplicadores bipolar e monopolar na mesma sessão. O aplicador monopolar age mais profundamente no tratamento de gordura localizada e de celulite, enquanto o aplicador bipolar age mais superficialmente no tratamento de flacidez de pele.

Indicações do equipamento

Tratamento facial com radiofrequência da ibramed o hooke, utilizando o aplicador bipolar

Além do tratamento de gordura localizada, o Hooke também é recomendado aos tratamentos de: rejuvenescimento facial e corporal, tensionamento da pele, redução de celulite, estrias, flacidez de pele e melhora na aparência de cicatrizes.

Contraindicações do Hooke

Para ambas as modalidades terapêuticas aqui mencionadas, criolipólise e radiofrequência, é de suma importância que o paciente cultive um estilo de vida saudável, sendo: alimentação equilibrada e prática constante de atividades físicas. Um nutricionista e educador físico são valorosos a esse fim.

 

Para dúvidas técnicas, envie um e-mail para: duvidas@ibramed.com.br, ou entre em contato com a fisioterapeuta responsável pelo WhatsApp: (19) 9 9928-3409. Encontre aqui a revenda IBRAMED mais próxima de você.